Um pouco da história do tabladinho

O tabladinho (Centro de Educação Infantil) foi fundado em meados da década de 1960 por Aracy Mourthé, Edelvira Fernandes e Vera Motta. No início, era chamado de Clube, e funcionava como um curso livre no final da tarde, atendendo a crianças de 6 a 12 anos. No início, o clube funcionava nas instalações do Patronato Operário da Gávea (instituição beneficente situada no Jardim Botânico) e do Teatro Tablado (anexo ao prédio do Patronato).

As três fundadoras do clube procuravam proporcionar às crianças muito do que haviam vivido e aprendido com o Bandeirantismo, com o teatro de Maria Clara Machado e com artistas e intelectuais da época. O clube oferecia atividades ligadas às artes plásticas e ao teatro, e sua proposta contrastava com o rigor das escolas de então. Através das artes, buscava uma educação que incluía criatividade, independência, iniciativa, solidariedade, trabalho em equipe e muito prazer. Lá, as crianças tinham acesso a vários tipos de material plástico. Subiam no palco, baú de fantasias...as primeiras peças encenadas no mesmo lugar onde assistiam maravilhadas nos finais de semana ao "Pluft" e ao "Cavalinho Azul". No pátio, muita roda, bola, corda, piques e ensaios de "Bumba Meu Boi" e de quadrilhas. E os passeios...quantos passeios! Tudo era muito alegre.

Nos anos 1970, com a construção de um terceiro andar no prédio do Patronato, o clube passou a ter suas próprias instalações, com muito espaço, um pequeno palco e um gostoso terraço. E surgiu uma pequena turma de crianças de 3 anos no período da tarde. Nasce o tabladinho. Logo a procura por essa turma cresceu, e o tabladinho passou a funcionar em dois turnos (manhã e tarde), atendendo a crianças de 2 a 4 anos.

Na década de 1990, o tabladinho encarou um novo desafio. Incentivada por um grupo de pais, criou a Turma 5 e logo depois a Turma 6, assumindo a alfabetização das crianças.

Surge uma mudança em relação às questões pedagógicas e o tabladinho se assume enquanto uma Escola de Educação Infantil. O desafio foi, e continua sendo todos os dias, inserir no nosso cotidiano o ensino formal (as crianças entram no tabladinho com 1 ano e meio, e saem daqui prontas para o ensino fundamental nas outras escolas) sem abrir mão de uma Educação voltada para o afeto, a criatividade, a alegria e o profundo respeito pelo ser humano com todas suas manifestações e diferenças.

O tabladinho também continuou a oferecer o curso livre que lhe deu origem, o clube, agora chamado de "Escolinha de Artes". E outros cursos livres para crianças de 3 a 12 anos foram criados e funcionam até hoje: Ballet, Capoeira, Culinária, Flauta Doce, Moleque Mateiro, Teatro....

Durante todos esses anos, o tabladinho continuou acreditando na importância e no prazer de brincar e no contato intenso com as artes na educação das crianças, tudo sempre permeado de muita alegria e afeto.

Esse é um pedacinho da nossa história..... quem quiser conhecer mais, estamos sempre com nossas portas e corações abertos para receber novos amigos.