As crianças da Turma Cavalinho Azul começam o ano com 5 anos completos, ou vão completá-los ainda no início do 1º semestre. É nessa turma que começamos a nossa pesquisa sobre a "História da Humanidade e suas Representações Escritas". Assim, vamos percorrendo o caminho que o Homem fez desde a Pré-História, descobrindo a História da Escrita junto com a História do Homem. E construindo, ao mesmo tempo, a escrita de cada um.

A Turma Cavalinho Azul não tem como objetivo final a alfabetização de maneira ortográfica. Todas as atividades que envolvem esse trabalho acontecem através de brincadeiras e jogos, muitas vezes criados pelo professor, contextualizados à turma. São brincadeiras que visam desenvolver, construir e diagnosticar as hipóteses que cada criança tem a respeito da leitura e da escrita. Através delas, o professor poderá criar desafios pertinentes para a sua turma, fazendo com que as crianças se sintam livres e encorajadas a ousar e se desenvolver cada vez mais.

As artes e as brincadeiras fazem parte desse processo de construção de conhecimento, identidade e cultura. Quando as crianças brincam, pintam, representam, cantam, manuseiam livros, ouvem histórias, e interagem com todas as outras crianças e adultos do tabladinho, elas estão acumulando experiências, construindo conhecimentos, se constituindo como pessoas, criando novas formas de relacionamentos, e tornado-se autores e narradores de sua própria história através de diversas formas de expressão.