Resumo da nossa proposta

O tabladinho é uma escola especializada em Educação Infantil. Atende crianças de 1 ano e meio até 6 anos, quando saem aptas para o Ensino Fundamental. Desde a sua fundação, nos anos 1960, como uma Escolinha de Artes, e ao longo de sua transformação em escola especializada em Educação Infantil, nosso desafio foi e continua sendo, todos os dias, uma educação voltada para o afeto, a criatividade, a alegria e o profundo respeito pelo ser humano com todas suas manifestações e diferenças.

Assim, não elegemos uma única corrente teórica, mas procuramos entrelaçar as diversas contribuições dos pensadores da educação, entre eles Vigotski, José Pacheco, Paulo Freire, Fernando Hernández, Piaget, Freinet, assim como de outros pensadores e filósofos, tais como Benjamin, Rudolf Steiner, Baden Powell, com o que chamamos de "prática da sensibilidade e do bom senso", desenvolvida ao longo de mais de 40 anos de trabalho com crianças.

No tabladinho, cada criança é importante pelo que ela é hoje, tão importante quanto o adulto que será um dia. A diversidade de propostas e relacionamentos que o tabladinho proporciona, considerando sempre a individualidade de cada um, faz do tabladinho um lugar de muitas possibilidades, onde a criança é um ser ativo, que produz cultura.

No tabladinho cada criança é única, não existem outras crianças iguais a ela: cada qual carrega dentro de si um mundo cheio de diferenças e particularidades. Através do contato intenso com brincadeiras, material plástico, teatro, música, expressão corporal, literatura e pesquisa, o tabladinho procura estimular na criança novas descobertas e novas formas de expressão, ampliando sua capacidade criadora. As experiências que cada criança vive nesse processo são únicas, mas só acontecem à medida que ela interage com os outros. O processo de construção do conhecimento está vinculado diretamente à interação da criança com as outras pessoas e com o mundo na qual está inserida. O aprendizado da criança se dá no mergulho no social, despertando diversos processos internos de desenvolvimento.

Enquanto se relaciona com tantos outros (seres humanos, objetos, propostas, espaços, sentimentos), cada criança vai construindo, da sua maneira, que é única, conhecimento, identidade e cultura, e, assim, enriquecendo o seu ser. O caminho que escolhemos é o caminho das artes, da brincadeira e da pesquisa. Dessa forma, o tabladinho procura contribuir para que cada criança seja uma criança autora, que busca, e conseqüentemente cresce não como um adulto "pronto", mas como um ser "rico", em constante processo de formação. Fazemos isso oferecendo qualidade, tanto na diversidade e no conteúdo das propostas que apresentamos, quanto na diversidade de relacionamentos humanos que proporcionamos e, sobretudo, AFETO: o acolhimento, o abraço, o carinho do outro, são condições indispensáveis para o desenvolvimento da pessoa.